Páginas

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Macarrão caseiro

Hoje fiz macarrão caseiro e resolvi fotografar as etapas para mostrar que é bem fácil e rápido. É claro que facilidade e rapidez dependem totalmente do cilindro, este pertence ao meu amigão Irmão Gilmar Lima, que está de Férias. pois sem ele seria um pouco mais demorado. Essa quantidade é suficente para 2 pessoas aqui em casa.

3 ovos e 300 gramas de farinha de trigo (1 ovo para cada 100g de farinha);
Misture os ovos e o trigo numa tigela;

Coloque a mistura numa superfície plana e sove até ficar assim;
Como a massa é um pouco difícil de trabalhar eu termino de 'sovar' no cilindro. No início ela sai assim toda quebrada;
Continue juntando os pedaços e passando no cilindro e diminuindo a espessura até ela sair assim;
Quando a massa atingir a espessura desejada (eu uso 6 ou 7), corte-a em tiras de aproximadente 30 cm;
 Com a ajuda do cabo de uma colher de pau ou plástico, ampare a massa cortada que sai da máquina e transfira para o varal onde a massa vai seca
 
 Este secador eu adaptei com uma grade uns palitos e barbante, tudo limpinho! estamos na áfrica, seja criativo! rsrsrs;
Os dois tamanhos de massa secando (uma para macarronada e a outra para uma sopinha);
Essa já está seca. Fiz 1 das tiras para sopa e as outras 4 para a macarronada. Estas últimas eu nem esperei secar, já foram cozidas.

Macarrão com shitake, cebola e tomates e pimenta (desse só eu gosto).

Macarrão com salsicha rodelinha (Faz lembrar o cachorro quente da querida Jú, esposa do amigão Bruno. Rs rs rs)
Macarrão a bolonhesa (o preferido da casa).

Macarrão ao alho e óleo (esse todos gostam).

.
.

3 comentários:

  1. Cara boa noite! Adoro seu site suas portagens , tem uma variedade e uma atualização entanto. Fiz o macarrão com molho madeira ficou ótimo. Fui!

    ResponderExcluir
  2. Oi, também fiz o macarrão ficou ótimo.

    ResponderExcluir
  3. Oiiiui!!!
    Essa grade que tu adaptastes é de onde?
    Aguardo.
    Grata.
    Sandr

    ResponderExcluir

teste comentario