Páginas

domingo, 9 de janeiro de 2011

Vinho para Leigos...

Bom dia meus caros!

Em outra postagem escrevi sobre os vinhos Borgonha, hoje vou relatar sobre um vinho bem mais barato mais que não perde muito, ideal para os iniciados ao prazer de um bom vinho.
 Afinal, convenhamos que nem todo ser vivo tem R$ 2900 pra beber um Borgonha. Para um iniciante as coisas devem fluir aos poucos, é bom começar com um bom vinho barato, e depois vai refinando o seu gosto. 
Afinal quando se trata de vinhos, o céu é o limite...

CHILE:
O Chile produz vinho desde a chegada dos espanhóis, no século XVI. Apesar da boa qualidade, sua produção esteve por muito tempo longe da galeria dos melhores vinhos do mundo. Faltavam-lhe nobreza de sabor e reputação, que diferenciam o excelente do comum. Há dez anos, quando os chilenos viviam a euforia da redemocratização e da prosperidade econômica, o país adotou como meta produzir um vinho premiado, capaz de dar maior notabilidade a suas vinícolas e aumentar o volume de exportações – o resultado foi espantoso. Já há vinhos chilenos em condições de agradar ao paladar francês. O segredo? Bem, o salto de qualidade só foi possível porque encontraram produtores franceses dispostos a dar uma mãozinha. A primeira grande tacada de franceses e chilenos foi uma joint venture da Concha y Toro, a maior vinícola do país, com o selo de qualidade do barão Philippe de Rothschild, que produz o Château Mouton Rothschild, pérola dos tintos franceses. Em 1997, os chilenos cederam 40 hectares de sua melhor vinícola para que os franceses criassem o Almaviva, que se transformou no melhor tinto do Chile.

A minha sugestão (na verdade uma indicação de Waldir noronha um amigo e  apreciador de bons vinhos) para os iniciantes é o Frontera da Concha yToro, Basicamente é um Cabernet Sauvignon, suave, frutado com sabor médio e agradável, nada aveludado (nenhum tanino), bom pra ser acompanhado de carnes, queijo, massas com molhos picantes e condimentados. e tem mais o preço também é agradável não passa de U$ 12 (R$ 24,00).




 Segue então esta dica, para os que me acompanham até breve, e comentem sobre este vinho.

Vamos aprender a  identificar Alguns vinhos:

Um comentário:

teste comentario