Páginas

domingo, 9 de janeiro de 2011

Vinhos o inicio de tudo...

Bom dia meus caros!
O meu contato inicial com vinhos foi bem na adolescência, eu adorava ver aqueles babacas que se dizem entendidos de vinhos com aquelas frescuradas todas com um certo sarcasmo e desconfiança.
Na verdade eu não acreditava que alguem poderia sentir algo diferente do de eu sentia, ao engolir um pouco de vinho. Mais o tempo foi passando e minha opinião e gosto foi mudando. RS RS RS...
Acho que virei mais um Babaca...
Então vamos entender essa Babaquice!

Como degustar um Vinho?
Os cínicos dizem:
«Olha só eu ja sei como degustar. Faço todos os dias e acho que essa bobagem de degustação só serve para complicar o vinho.»

Eu concordo com os cínicos, e também acho que uma pessoa que sabe saborear um bom café ou um bife com fritas tabém é capaz de degustar um Vinho. Na verdade só precisamos de um Cérebro, Papilas gustativas e um nariz. A não ser que você seja como meu grande amigo «Domingos Velho» que perdeu o olfato por causa de produtos químicos que utilizava todos os dias em seu local de trabalho, Você também tem tudo que é necessário para degustar um vinho de maneira certa.

Todos nós temos tudo que é necessário para falar Crioulo Haitiano (é esta língua existe! rsrsrs). No entanto, ter a capacidade de fazer algo é bem diferente de saber como fazê-lo e aplicar este conhecimento na sua vida.

Agora chega de enrolação e vamos ao degustar:
você toma bebidas todos os dias, degustando-as ou simplesmente as engole como um funil velho e enferrujado. Para a maioria das pessoas a segunda opção é a mais indicada.
Entretanto, no caso do vinho, beber e degustar não são sinônimos. O vinho tem muito mais complexbilidade do que as outras bebidas:
muito mais coisas acontecem em uma boca cheia de vinho. por exemplo:
A maioria dos vinhos tem vários sabores (castas diferentes e sutis), todos ao mesmo tempo, e eles te fazem sentir diversas sensações agradaveis quando estão em sua boca, como suavidade ou tanino.

Se você engolir o vinho como faz com um refrigerante, estará perdendo uma grande parte do preço que pagou por esta bebida. porém se você ao invéz disto, degustá-lo, poderá descobrir suas nuances. E quanto mais lenta e atenciosamente você o fizer, mais interessante e rico de detalhes fica o seu vinho.

Agora meus caros, já temos duas regras importantes para a degustação de um vinho:

1. Vá devagar...
2. Preste atenção...

Ainda tem mais... (ver para crer...)
Quando estamos com um copo de agua, olhamos e apartir daí tentamos definir a sua pureza ou qualidade pelo quão transparente o liquido se encontra (apesar de uma coisa não estar relativamente ligada a outra).
No processo de degustação de um vinho o primeiro passo é: (observar, cheirar)

Saborear a boa aparência do vinho.
olhar para o vinho em uma taça, notar como é brilhante e como reflete a luz, identificando seu tom de vermelho. Observe se o vinho é claro ou escuro, se a cor muda do centro da taça para as bordas. Note também, se o vinho é turvo, claro ou brilhante. (com o tempo e a experiência você vai perceber que a maioria dos vinhos é clara, alguns podem não ser brilhantes, nais não devem ser turvos.) tente identificar padrôes como uma coloração mais profunda em vinhos de safra mais recente.

Cheirar o vinho.
Esta é a parte que mais me alegra, afinal girar e cheirar. este é o momento que muitos viajam na imaginação, Enfim quando você diz que um vinho tem aroma de framboesas silvestres, como poderão provar o contrário?
Para obter o máximo de seu olfato, gire o vinho na taça primeiro. (mais nem pense em fazer isso se seu vinho estiver em mais da metade da taça - o mico vai ser entornar tudo)
com a taça sobre a mesa gire-a para que o vinho se misture com o ar. Em seguida, traga a taça rapidamente até o nariz, e cheire. faça suas associações de aroma.
frutado, amadeirado, fresco, quente, tostado, intenso, leve, perolado, só não seja genérico. pratique seja ousado. Coloque o seu nariz dentro da taça, onde os aromas poderão ser capturados.
Não use perfumes muito fortes, para não confundir com o aroma do vinho.
O cheiro de tomates, pode ser na verdade do molho de macarrão, cuidado com os aromas ao seu redor.
Pratique a arte de cheirar. cheire cada ingrediente ao cozinhar, cheire tudo o que comer, as frutas vegetais e ate mesmo os cheiros ao seu redor, como couro, terra, asfalto, flores.
Abasteça sua base de dados mental, para que você tenha memórias aromáticas ao seu dispor quando você precisar delas.
Quando se trata de cheirar vinhos, muitas pessoas ficam preocupadas se conseguirão realmente detectar o máximo de aromasque acreditam que são capazes de perceber. Cheirar vinhos é realmente uma questão de pratica e atenção. se você passar a prestar mais atenção aos aromas em suas atividades cotidianas, vai se aperfeiçoar na arte de cheirar vinhos. Boa sorte!

Metendo a boca...
Parece frescura mais agora entendo o porque desse ritual, outro dia coloquei um vinho no copo e com pressa sorvei um gole de algo que parecia mais com vinagre, foi horrivel! mais fez me entender que poderia ter evitado se tivesse cheirado meu vinho.
Depois observar e cheirar o vinho, você tem finalmente permissão de saboreá-lo. (cair de boca. rs rs rs)
Calma a palhaçada ainda não acabou. este é o momento das caras esquisitas, de jogar o vinho de um lado para o outro da boca, bochechando e com uma concentração intensa. Se você distrair um degustador neste momento, pode ganhar um grande inimigo.

Vamos ao procedimento:
Dê um gole médio no vinho. Segure o em sua boca, franza os lábios e deixe entrar um pouco de ar em sua língua, sobre o vinho.(se você engasgar vai ser o maior mico de sua vida) Em seguida, movimente o vingo dentro de sua boca, como se o tivesse mastigando. Em seguida engula suavemente. Isso tudo deve demorar um pouco dependendo de sua concentração. (Ja estou abrindo meu Fronteira)

O que é um vinho Ruim?... (Alerta esnobe...)
Parece estranho, mais o direito de declarar que um vinho é «bom» por que você gosta dele não carrega consigo o direito de dizer que um vinho seja «Ruim» só porque você não gosta dele. Neste jogo você pode fazer as suas próprias regras, mais não pode forçar as outras pessoas a viver de acordo com elas.

Atualmente, há poucos vinhos  ruins no mundo, visto se compararmos há 20 anos atráz. E muitos dos vinhos que poderíamos chamar de ruins são, na verdade, apenas garrafas ruins. Garrafas que foram mau manipuladas e fizeram com que o vinho estragasse.
Aqui algumas características onde ha maioria concorda em indicar em um vinho ruim.
Espero que você nunca encontre um.

Fruta Mofada:
você já deve ter comido uma framboesa do fundo da caixa, com um gosto empoeirado, de papelão? este mesmo gosto de estragado pode estar em um vinho se ele estiver sido fabricado com uvas não totalmente frescas e saudáveis na colheita. vinho ruim.

Vinagre:
Na ordem natural das coisas, o vinho é apenas um estágio entre o suco de uva e o vinagre. Hoje em dia a maioria dos vinhos passam muito tempo no estágio de vinho por causa da tecnologia  ou da fabricação cuidadosa. Mais se você encontrar um vinho que tenha ultrapassado o limite em direção ao vinagre, é um Vinho ruim. (eu já bebi um desses, a rolha estava ressecada)

Cheiros químicos ou bactérias:
Os mais comuns são acetona (removedor) e enxofre (ovos podres, borracha queimada, alho estragado). Vinho ruim.

Vinho oxidado:
Este vinho tem cheiro fraco ou até cozido, e tem o mesmo gosto. Pode até ter sido um bom vinho, mais o ar entrou de alguma maneira, (oxigênio) e matou o vinho. Garrafa ruim.

Aromas e gostos cozidos:
Um vinho armazenado ou transportado no calor, pode ficar com gosto de cozido ou assado. geralmente há vazamento pela rolha, ou a rolha foi deslocada para cima. Garrafa ruim.

Vinho com gosto de rolha:
A falha mais comum, o gosto de rolha surge mom um cheiro de papelãomolhado, que piora com o ar e uma intensidade comprometida do sabor. causado por uma rolha ruim. pode acontecer com qualquer vinho. garrafa ruim.

Queridos espero que estejam gostando, afinal uma boa informação nunca é D+.
Em breve escreverei mais.
Comentem...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

teste comentario