Páginas

sexta-feira, 4 de abril de 2014

Angola tem Frutos?

Angola Tem Frutas?

Irei incluir neste tema um grande variedade de frutas angolanas, tanto  frutas selvagens das matas de Angola, como  frutas tropicais que se cultivam e se consomem nesse território.  Em primeiro lugar apresentarei as frutas selvagens típicas da flora angolana, seguidas depois das frutas tropicais que se cultivavam e continuam a cultivar-se no país.

MÚCUA
A Múcua é o fruto do Imbondeiro que é uma árvore africana de grande porte e uma das mais grossas do mundo (Impressionante). O imbondeiro é uma árvore selvagem verdadeiramente emblemática que vegeta a baixas altitudes, em climas quentes. O imbondeiro destaca-se pelo grande volume do seu tronco e pela nítida escassez das suas folhas. As múcuas pendem dos ramos altos da árvore suspensas pelos seus longos pecíolos


A Múcua é um fruto cuja parte comestível é seca (Dura Como Madeira), ou seja, não tem sumo. Desfaz-se na boca quase como se estivesse a comer suspiros de pastelaria e o sabor é adocicado (Nem Sempre), mas com uma ligeira acidez. Esta fruta é rica em vitaminas e minerais.


Se dissolvermos a Múcua em água a ferver obtemos um sumo de múcua que depois de arrefecido e tomado como uma bebida fresca tem um soberbo sabor inigualável (Eu Particularmente Adoro).




Um imbondeiro carregado de frutos. Nitidamente se nota a escassez de folhas da árvore.
A árvore é também conhecida por Baobá e chega a alcançar alturas de 5 a 25 metros (excepcionalmente 30 m), e o diâmetro do seu tronco atinge frequentemente os 7 metros, (excepcionalmente 11 metros). Destaca-se pela grande capacidade de armazenamento de água dentro do seu tronco, que pode alcançar até 120.000 litros.

O Maboque

É  uma planta indígena própria da África tropical e subtropical e vegeta excelentemente nos planaltos do sul de África. Produz uma fruta suculenta, doce (Não tive sorte), de cor amarela-alaranjada com algumas manchas acastanhadas, que contêm  no seu interior sementes castanhas, duras e bastante numerosas. As flores brancas-esverdeadas crescem nas extremidades dos ramos florais nos meses de Setembro a  Fevereiro.


Os frutos ficam maduros na época chuvosa. O fruto é esférico, liso, duro,  grande e verde (antes da maturação), parecendo uma pequena cabaça redonda, tornando-se amarelo-alaranjados quando fica maduro.


    Uma maboqueira com frutos ainda verdes

No interior do fruto situam-se as sementes firmemente dispostas, envolvidas por coberturas carnudas comestíveis, que têm um gosto agridoce característico  bastante apreciado pelos animais selvagens (elefantes,  rinocerontes,  macacos,  por alguns antílopes de grande porte e pelos javalis quando caídos no solo. 

O Loengo

O loengo africano é um fruto roxo do tamanho de uma nêspera que nasce nas matas de Angola e que é muito apreciado pelas pessoas e pelos animais selvagens, nomeadamente os macacos. O loengo tem um único caroço e o seu paladar típico é ácido e agradável. Com este fruto selvagem faz-se uma belíssima compota. A folha é verde escura na face externa e castanha cor de ferrugem na parte de trás.  No tempo da sua maturação é muito procurado e colhido pelas mulheres africanas que os consomem  e vendem. 



Lombula

A lombula é uma fruta selvagem abundante nas matas tropicais abertas das regiões planálticas de altitude. A árvore nunca chega a ser muito desenvolvida e tem folhas largas e amareladas com nervuras bem vincadas. A fruta é bastante parecida com a nêspera, mais redonda e com uma coloração  marron com pequenas pintinhas brancas.


A fruta forma-se nas pontas dos ramos terminais da planta. A fruta tem bastantes caroços revestidos com alguma polpa amarela que apresenta gomos em forma triangular. É uma fruta muito apreciada pelos africanos e por alguns animais selvagens.

O mirangolo

Muito vulgar,  no sul de Angola,  o mirangolo (omuniangolo), é semelhante a um bago de uva preta. O seu sabor é agridoce e a planta é do tipo arbusto. É um fruto silvestre próprio de regiões secas de altitude com o qual se podem confeccionar excelentes compotas e geleias. O mirangolo não tem nada a ver com o loengo. O loengo é uma fruta bem maior e com um caroço bem grande. 



Pitanga

pitanga todo mundo já conhece é o fruto da pitangueira, árvore nossa de origem brasileira, nativa da Mata Atlântica. Mede de 2 cm a 3 cm de diâmetro. Tem sabor agridoce, polpa aquosa, … A pitangueira é muito abundante em Angola em climas tropicais. A planta é um arbusto de tamanho médio que se enche de fruto na estação própria. As cerejas da pitanga como se pode perceber nas imagens têm um formato denteado e no auge da maturação são de cor vermelho escuro ou mesmo roxo. 

 
As plantas são muito decorativas e é comum ostentarem frutos em diversas fases de maturação, que exibem colorações que contrastam do verde, ao amarelo, ao cor de laranja e ao roxo. A pitanga faz excelentes doces e compotas.


                                                                                                  

    O Abacaxi ou Ananás.

O abacaxi tem um papel importante para nossa saúde, é indicado para a celulite, a má digestão e principalmente para emagrecer. TMBM só tem água!


O fruto, quando maduro, tem um sabor bastante ácido e muitas vezes adocicado. Em culinária pode ser utilizado como um poderoso amaciante de carnes. Habitualmente usa-se a polpa da fruta, mas o seu miolo e as cascas podem ser aproveitados para produção de sucos. 


O abacaxi é um fruto altamente utilizado na industria alimentar e na industria dos refrigerantes.

O abacaxi é um fruto-símbolo de regiões tropicais e subtropicais, de grande aceitação em todo o mundo, quer ao natural, quer industrializado: agrada aos olhos, ao paladar e ao olfato. Por essas razões e por ter uma “coroa”, cabe-lhe por vezes o cognome de “rei dos frutos”, que lhe foi dado, logo após a sua descoberta, pelos portugueses. Não sei por que escrevi isso, não agrega em nada!

O abacate (também chamado de pera abacate)

O abacate é um fruto tropical muito nutritivo, rico em calorias e em vitaminas. É uma fruta com muitas propriedades medicinais. É um fruto proveniente do México muito espalhado pelo mundo, que se cultiva em muitos países. Israel e  Brasil são dois grandes produtores de abacate. O abacateiro é uma árvore que atinge grandes proporções e que produz com muita abundância.

 
A planta tem um grande poder de adaptabilidade. É frequente encontrar-se o abacateiro nas regiões do Sul da Europa, incluindo Portugal e Espanha. Uma das melhores propriedades do abacate é a sua riqueza em vitamina E, em sais minerais e em poderosos antioxidantes. É ainda óptimo para aumentar o bom colesterol que ajuda a manter a saúde das artérias e do coração.


A gordura e polpa do abacate são também utilizadas em produtos de beleza, e tratamento de pele, devido à sua forte riqueza em vitaminas A e E. Existem indícios de que algumas das substâncias presentes no abacate possuem a capacidade de estimular a produção de colagénio, excelente para reduzir as rugas, dando à sua pele um aspeto melhor. Pela sua grande utilidade como alimento dietético é hoje uma fruta de grande consumo, que pode ser encontrada na maior parte dos supermercados e casas de fruta. Tende a ser uma fruta cara.

Caju

O cajueiro é uma planta tropical, originária do Brasil, e hoje dispersa em diversos territórios tropicais do Mundo. O maior produtor mundial de caju é o meu Brasil, onde a sua cultura e exploração comercial geram em divisas um valor que chega a atingir muitos milhões de dólares. A planta é uma árvore frondosa com grande poder de adaptabilidade e que não requer grande assistência. Em Angola encontra-se em estado selvagem,  vegetando nos platós próximos da costa.


É constituído de duas partes: a castanha que é a fruta propriamente dita, e o pedúnculo floral, pseudofruto confundido com o fruto. Esse  compõe-se de um pedúnculo piriforme, carnoso, amarelo, rosado ou vermelho. 
É rico em vitamina C e ferro e ajuda a proteger as células do sistema imunológico contra os danos dos radicais livres. Além de ser consumido ao natural, o caju pode ser utilizado na preparação de sucos, doces, passas, sorvetes e licores. 


A castanha, depois de torrada, é utilizada como petisco para acompanhar bebidas, sendo exportada para quase todo mundo. A castanha verde é usada na confecção de alguns pratos quentes.

O Mamão 

O mamão é o fruto do mamoeiro. Não podemos concretamente dizer que o mamoeiro seja uma árvore, visto que tem uma configuração completamente diferente. Os frutos do mamoeiro nascem do tronco e possuem um pequeno pedúnculo que os liga a ele. Os frutos são normalmente grandes e predispõem-se em camadas sucessivas, sendo as camadas de baixo aquelas em que os frutos se apresentam maiores e onde iniciam o seu amadurecimento.


O mamoeiro tem um tronco pouco lenhoso e não emite ramos axiais. As folhas do mamoeiro são grandes e têm um grande pecíolo e caem  da planta à medida que se formam novas folhas. A flor do mamoeiro é grande e branca e tem bastante pólen. Os frutos do mamoeiro quando maduros tornam-se amarelos salpicados de verde e a sua polpa amarela é macia e suculenta. As sementes crescem no interior do mamão e são muito abundantes e pretas. A sua germinação é fácil e é a única forma conhecida de reproduzir a planta.

A  reprodução do mamoeiro como se disse já, faz-se por sementes e quando as pequenas plantas atingem um tamanho razoável são transplantadas para os lugares definitivos. A polpa do mamão é muito usada em culinária e em sobremesas de todos os tipos. Da sua polpa amarela faz-se também uma boa compota, que é muito saudável. O mamão tem propriedades laxativas e a sua polpa  é rica em vitaminas. Quando os mamões ficam demasiado maduros são alvo dos ataques dos pássaros e se não forem colhidos acabam por apodrecer no tronco. Os morcegos frugíveros têm uma grande predilecção pelo mamão maduro.


Existem dois tipos distintos de mamões, um de polpa amarela e outro de polpa rosa escuro. O mamão com polpa cor de rosa tem uma configuração diferente. É um fruto mais longo e maior a que vulgarmente se dá o nome de papaia. A papaia é normalmente mais doce e apaladado que o mamão e usa-se também na alimentação humana como fruta cristalizada. Tanto o mamão como a papaia dão excelentes batidos de fruta e excelentes saladas. As plantas não têm uma vida muito longa, mas possuem uma rápida vegetabilidade. As folhas, são bastante grandes Maçete e usam-se com muita frequência para amaciar carnes duras.


 Eu tenho um amigo Abílio que não pode ver um pé de mamão que quer  subir feito um macaco. kkkkkkk

Manga

A manga é um fruto tropical  produzido por uma árvore chamada mangueira. A mangueira é uma árvore que pode atingir grandes proporções. Existem muitas variedades de mangas em que foram introduzidas para as melhorar nas suas características diversas variações genéticas e que são hoje objecto de uma cultura comercial extensiva dirigida comercialmente para a exportação. 


Tornou-se rapidamente um fruto muito popular e muito apreciado. Em Angola existem ainda, em diversas partes do território, mangueiras bravas que nascem expontaneamente e que produzem mangas de sabor ácido agradável, embora mais pequenas e que possuem um forte índice de fibras.


As mangas têm uma polpa de um amarelo acentuado e um caroço bastante volumoso. O seu sabor é característico e único, do tipo agridoce. Quando verdes ou pouco maduras, cheiram e sabem bastante a terebentina. A manga de importação é um fruto caro, quando  de boa qualidade. Da manga fazem-se excelentes sumos e batidos, bem como compotas e marmeladas. A mangueira é uma planta com alguma dificuldade de adaptação aos climas frios, mas já se encontram  mangueiras produtivas nas costas do Mediterrâneo. A mangueira reproduz-se através da sua semente A manga é um fruto muito nutritivo e muito rico em vitaminas.

   Mangueira brava, centenária

Sape Sape

O sape sape é um fruto de cor verde, muito saboroso que pertence à família das anonáceas. A árvore que o produz pode atingir uns quinze metros de altura. Possui folhas perenes de cor verde escura. Os frutos têm um formato cordiforme e são cobertas de saliências espinhosas. A polpa do fruto é branca e muito adocicada. Tal como as restantes frutas anonáceas o fruto possui excelentes propriedades medicinais, e diz-se que a sua acção é fortemente efectiva no tratamento dos tumores malignos. As folhas são utilizadas na medicina tradicional. A semente forma-se no interior da polpa branca e é preta e numerosa.

 

A anona 

Este fruto é um próximo parente do sape sape, mas é mais pequeno e tem uma cobertura lisa. A sua polpa é branca e as sementes são pretas e numerosas. É vulgar encontrar-se esta fruta nas superfícies comerciais e nas frutarias. São importadas do Brasil e dos países da América Central e devido à sua procura atingem preços elevados. A Espanha cultiva e produz anonas em grande quantidade. A planta é uma árvore de porte médio com folhas em tom verde escuro. Adapta-se bem aos climas do Sul da Europa e também a temos visto prosperar e frutificar no Algarve e no Alentejo. A anona possui um forte factor medicinal que a recomenda para o tratamento dos tumores malignos, podendo ser comida livremente e sem contra indicações pelos doentes portadores desse mal. Diz-se até que a acção desse princípio activo é muitas vezes superior na sua eficácia, aos tratamentos de quimioterapia e de radioterapia.

Fruta Pinha

Outra fruta aparentada com as restantes anonáceas e com as mesmas propriedades. Registe-se como única diferença o facto de ser constituída por pequenos gomos sobrepostos como se pode ver na sua fotografia. .
 
Esta anonácea não é  muito comercializada pois é muito mais frágil  do que a anona e o sape sape e suporta mal o manuseamento.

 

A Romã

A romã é o fruto da romanzeira, um arbusto relativamente pequeno, muito decorativo, que produz uma inflorescência carnuda. A romã tornou-se uma fruta muito procurada a partir da altura em que foram amplamente divulgadas as suas grandes propriedades anti-oxidantes e medicinais. Hoje pode encontrar-se com relativa facilidade nas grandes superfícies comerciais, embora o seu preço seja bastante elevado. Eu particularmente acho este fruto mágico.

 

 O arbusto é de fácil cultura e pode ser cultivado em qualquer jardim ou quintal. A semente germina com relativa facilidade, mas a planta pode também reproduzir-se por estaca. Normalmente as plantas que se reproduzem por estacas conservam com maior fidelidade as características das plantas mães.


A reprodução por semente, devido à polinização cruzada pode perder algumas das suas características. O fruto quando maduro é de cor vermelho vivo e o seu interior é formado por grãos vermelhos com alguma polpa a emvolver a semente. É na polpa destes grãos que se concentram todas as propriedades do fruto. Devem-se adquirir romãs bem maduras em que os grãos sejam realmente vermelhos.Romãs com os grãos de cor rosa ou quase brancos não têm as mesmas propriedades medicinais. 


 A Banana

Talves seja um dos frutos mais emblemáticos dos países tropicais húmidos e talvez aquele que participa num maior volume na alimentação humana. A banana é hoje universalmente conhecida e constitui a coluna dorsal das exportações de fruta de muitos países das Américas do Sul e Central, de África e de países orientais da Ásia Tropical e de toda a Oceania. A banana é um fruto de grande valor nutritico e com um alto grau de digestibilidade. A polpa da  banana é hoje integrada em doces, compotas, batidos, bebidas de vários tipos, como aperitivo sob a forma de banana fatiada frita e integrada em alimentos do tipo muesli combinada com cereais e em purés para bebés. 


 A planta é a bananeira, uma planta de enormes folhas,  que depois de alcançar um certo desenvolvimento dá origem a um cacho que termina por uma flor, que vai desabrochando por etapas e produzindo o fruto. A banana é normalmente colhida depois do cacho atingir o seu desenvovimento completo, mas ainda no estado verde. As bananas são exportadas para os mercasdos consumidores em barcos especialmente equipados com  frigoríficos. A banana é depois ajudada a amadurecer artificialmente em câmaras próprias para esse efeito, sendo então distribuida pelas superfície comerciais. 

 



 

A minha esposa come mais desta fruta do que qualquer mortal que conheço! 
Outra vez pra sacaneá -la comprei uma caixa com mais de 10 dúzias de banana,
pensei que fosse estragar, e 4 dias depois não havia nenhuma pra contar história.
impressionante!
 

 Maracujá

O maracujá  é   um fruto muito conhecido e consumido no mundo inteiro. A planta do maracujá é uma trepadeira robusta e de grande poder de adaptabilidade. É possivel cultivá-la em países de clima temperado, como na Europa do Sul, em toda a costa mediterrânica.           A planta do maracujá pertence ao géneto passiflora e o seu nome  mais conhecido é maracujazeiro. O fruto é uma baga grande que pode ser amarela ou roxa e cujo interior é formado por uma polpa amarelada de sementes, revestidas e suculentas de paladar verdadeiramente sui-generis mas muito agradável e com gandes propriedades calmantes.

 O seu sumo é uma bebida fefrigerante muito procurada. O maracujá serve de base a uma poderosa industria de refrigerantes e de compotas. O maracujá mais comercializado é o roxo que se pode encontrar à venda nas frutarias e nas superfícies comerciais.

 É um fruto que não está ao acesso de todas as bolsas por ser um fruto importado. O maracujá reproduz-se por sementes que têm um alto poder germinativo. A planta é muito prolífica.

 Coco

O coco é um fruto exótico, próprio de climas equatoriais e  tropicais, e cria-se nos coqueiros que vegetam normalmente em terrenos situados ao longo das praias, ou em regiões baixas não muito afastadas do mar. O coqueiro é uma árvore que pode atingir os 30 m de altura e que possui folhas pinadas de grande comprimento, que vão caindo do tronco à medida que envelhecem, deixando o tronco da planta completamente liso. Os cocos encontram-se dispersos através das regiões inter tropicais ao longo das linhas costeiras. Como o fruto é pouco denso e flutua, a dispersão da planta é feita pelas correntes marinhas que podem transportar o fruto a enormes distâncias.




A árvore é uma palmeira que prospera em solos arenosos e salgados em  regiões com bastante luz solar, o que faz com que a colonização da espécie se torne fácil na linha dos litorais  oceânicos dos países tropicais. O fruto é uma drupa de casca fibrosa que contém um “caroço” interno (um endocarpo lenhoso). Este endocarpo duro tem três poros de germinação que são claramente visíveis na superfície exterior, uma vez que a casca é removida. É através de um destes poros que a pequena raiz emerge quando o embrião germina. 

Novamente Foram os antigos navegadores portugueses que baptizaram o fruto com o nome de coco Vai gostar de dar nome assim na china. Todas as partes do coco, salvo talvez as raizes, são úteis e as árvores têm comparativamente um alto rendimento (até 75 cocos por ano); É um fruto que possui significativo valor econômico. De facto em Sânscrito  o nome para o coqueiro é kalpa vriksha, o qual se traduz por “a árvore que fornece todas as necessidades da vida”. Legal né.
Os usos das várias peças da palma incluem: não só o seu conteúdo alimentar formado por uma polpa branca de sabor muito agradável, com a qual se preparam vários pratos de culinária e que é bebida como refresco nas praias.


Você sabia que A água do coco é quase idêntica ao plasma do sangue e já foi usada como líquido intervenoso de hidratação para substituir o plasma em transfusões de sangue. Este líquido possui elevados teores de potássio, cloreto e cálcio e é utilisado nas situações em que se pretende fazer aumentar esses electrólitos.

A goiaba

A goiaba é um fruto originário da América tropical muito abundante no Brasil e nas Antilhas. O fruto é formado por  uma baga, carnosa de casca verde ou amarelada ou até roxa, com uma  superfície irregular e tem cerca de 8 centímetros de diâmetro. No interior deste fruto existe uma polpa rosada, ou branca, onde se alojam as sementes pequenas e duras. Sómnte se comercializam as variedades de polpa rosa e de polpa branca. As sépalas da flor da goiaba conservam-se no fruto. Consome-se o fruto ao natural ou na forma de doce, sendo o mais popular a célebre goiabada que o Brasil exporta em grande quantidade para todo o Mundo. É também utilizada na produção de sumo ou em geleia. Esta fruta é muito rica em vitamina C, possuindo um maior índide de vitamina do que a laranja ou o limão. A goiaba tem um baixo teor de açucar e praticamente não contém gordura pelo que  é muito recomendada para dietas. .


 A fruta é contraindicada para quem tenha um aparelho digestivo débil ou para quem tenha problemas intestinais (principalmente os caroços causam prisão de ventre). As folhas da goiabeira são frequentemente utilizadas para tratar diarreias intestinais devido âs suas comprovadas propriedades medicinais.



Goiabada, cascão

Melancia

 É produzida por uma planta rastejante própria de regiões secas e de terrenos arenosos.É oriunda de África e foi introduzida no Brasil, pelos escravos africanos que para lá foram levados nos séculos XVII e XVIII. A planta é rasteira e anual com folhas triangulares e trilobadas e flores pequenas e amarelas, gerando um fruto redondo alongado e que contém uma polpa vermelha e suculenta de sabor muito agradável e adocicado (não posso nem com o cheiro alergia). A casca é verde escuro, ou verde raiado de branco e que chega a pesar entre 3 e 4 kg havendo até exemplares maiores.

Possui um alto teor de água que contém muito açucar, vitaminas do complexo B e sais minerais, nomeadamente  cálcio, fósforo e ferro. É um fruto muito agradável para se comer no Verão e para matar a sede.





por não gostar, não vou falar muito. rsrsrsrs

Nêspera

A nespereira é uma árvore originárria da China e é ela que dá o fruto que vulgarmente se conhece hoje no mundo inteiro pelo nome de nêspera. Há quem, no Brasil, também lhe dê o nome de ameixa amarela, embora, nem o fruto nem a árvore, tenham algo a ver com a ameixa que conhecemos. É uma árvore de pequeno porte de copa circular e de tronco curto, podendo, no entanto, chegar a atingir os 10 m de altura. Possui uma folhagem abundante no tom verde carregado e as suas folhas são simples e alternadas, podendo atingir os 25 cm. O reverso das folhas tem uma tonalidade da cor da ferruge. A sua textura é rígida e tem um bordo serrilhado. As suas flores surgem no Outono ou no início do Inverno e os seus frutos amadurecem no final do Inverno, início da Primavera. As flores da nespereira são brancas e agrupam-se em cachos de 3 a 10 flores.

Nem todas as flores chegam a produzir fruto, mas todas se inserem nos terminais floridos da planta, formando cachos. O fruto tem uma cor que vai do amarelo claro e esverdeado ao amarelo carregado a tender para a cor de laranja.

O fruto no interior tem uma polpa amarela, semelhante à do pêssego amarelo maduro, e possui de 1 a 3 caroços que são as verdadeiras sementes da árvore. O fruto é ligeiramente ácido se a sua maturação não se tiver completado, mas as nêsperas bem maduras são muito saborosas e têm um bom teor de açucar. A nespereira é uma árvore muito rústica e resistente e adapta-se bem aos climas europeus temperados, sendo um fruto bastante apreciado. Em Angola a árvore desenvolve-se até em estado selvagem e encontra-se por todo o lado. As nêsperas são também muito utilizadas  na confecção de doces diversos, nomeadamente compotas, prestando-se também ao fabrico de vinho e de licor. A planta reproduz-se facilmente por sementes. Com os caroços (sementes) da nêspera pode preparar-se um licor fino. O Japão é o maior produtor e consumidor mundial de nêsperas.

Nespereira carregada de frutos.

JOÁ-DE-CAPOTE

O joá-de-capote ou lanterna da China é uma planta herbácea anual da família Solanaceae, que cresce de forma erecta e que pode chegar a atingir 1,4 m de altura. A planta reproduz-se por sementes e vegeta com facilidade  nos quintais e nas hortas.

O seu fruto é uma baga amarela, encerrada dentro duma camisa vegetal que se assemelha a um pequeno balão chinês de papel.


A parte comestível do fruto é a pequena baga amarela repleta de sementes


que tem um sabor ácido açucarado. 
Muito Cuidado! 
Cuidado mesmo!
 Pois As folhas da planta são tóxicas e nunca devem ser consumidas.

 Boa noite! 
Obrigado por estarem aqui, 
comentem pois o seu feedback é muito importante!
Att... Marcelo P. Lopes

Um comentário:

  1. Abílio:
    Li, gostei. V. teve a vontade , força e perseverança para escrever algo de útil.
    Deu utilidade ao seu tempo.
    Parabéns,envio-lhe um grande abraço.
    Domingos Velho

    ResponderExcluir

teste comentario