Páginas

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Internet Explorer 9

20100918143702ie9
Lançado oficialmente hoje, dia 15/03/2011, no Brasil, o Internet Explorer oferece uma série de novidades já abordadas, agora damos algumas dicas de uso.

Teclas de Atalho do IE9

TeclaFunção
AltMostrar a barra de menus. Depois que você faz uma seleção, a barra de menus desaparece.
Alt+MIr à sua home page.
Alt+CExibir seus favoritos, feeds e histórico de navegação.
Ctrl+JAbrir o Gerenciador de Download.
Ctrl+LRealçar o texto na barra de endereços.
Ctrl+DAdicionar uma página da Web aos seus favoritos.
Ctrl+BOrganizar seus favoritos.
Ctrl+NAbrindo nova janela do IE9
Ctrl+TAbre nova guia
Ctrl+WFecha janela
Ctrl+DAdiciona o site conectado no momento ao Favoritos
Ctrl+FAbre o menu de Localizar na pagina conectada no momento
Ctrl++ e Ctrl–Incrementa ou reduz o Zoom na página conectada no momento
Ctrl+Shift+DeleteAbre a janela de deletar todo o histórico de navegação (e suas preferencias)
Ctrl+Shift+PAbre uma nova sessão (janela) do navegador, para o uso da “Navegação InPrivate”
F5Renova a página conectada no momento
F11Ver a página conectada no momento em tamanho cheio
F12Abre na parte inferior do navegador as opções de desenvolvedores (codificação, rede, etc..)

Alterar e gerenciar os provedores de busca no IE9

O IE9 tem uma interface diferente e pode causar um pouco de dificuldade em seu uso inicial, mas as mudanças ajudam e muito a experiência e produtividade no uso do dia-a-dia, uma destas funcionalidades é fazer suas buscas diretamente na barra de endereço. Mas cada usuário/organização tem sua preferencia entre um ou outro provedor de busca ou estes se alteram, de acordo com o que se esta buscando. Aqui mostramos como podemos alterar e gerenciar esses provedores.
Assim que você digita a informação que quer encontrar (no exemplo abaixo, a palavra TechNet) abre-se um menu suspenso, note no lado da direita que existe o botão Adicionar, imediatamente será aberta um link que já é velho conhecido, dos complementos do IE8, é só adicionar seu provedor.
Adicionando provedores de forma rápida
ie9_2
Logo após a adicionar os provedores de sua preferência, note como agora a janela suspensa mudou, com os ícones do lado esquerdo, cada um representado seu mecanismo de busca.
ie9_1
Para usar o provedor que você deseja é bem simples, basta apenas clicar no ícone que aparece ao lado esquerdo e seu mecanismo de busca será usado.

Gerenciando provedores de Busca

Clique no menu Ferramentas (ultimo ícone a direita, em forma de engrenagem) e escolha a opção Gerenciar Complementos.
ie9_3
Será aberta a janela de gerenciamento de complementos
ie9_4
Nesta janela pode-se tornar o provedor de busca como o que vai pesquisar na barra de endereços por default, no caso da figura acima, é o Bing. Para alterar é apenas clicar no provedor e em seguida no botão inferior esquerdo, o Pesquisar na barra de endereço.
ie9_5

Customizando a navegação

Como todas as novidades, o uso inicial do IE9 pode parecer um pouco difícil. O visual dele por default é bem clean, com as guias de navegação ao lado direito da barra endereços, como a figura abaixo:
ie9-1

Guias de navegação em linha separada
Porem você pode mudar a experiência de navegar colocando as guias de navegação abaixo da barra de endereço, deixando bem separado e facilitando a visualização, ainda mais se você gosta de navegar em vários lugares ao mesmo tempo, para isso clique ao lado da guia de navegação (onde não tem botões) com o botão direito do mouse e escolha a opção Mostrar guias em uma linha separada.
ie9-2
Ficará assim (com múltiplos sites acessados na foto exemplo abaixo)
ie9-3

Sites Fixos
Uma das funções mais interessantes do IE9 é a opção de fixar sites (seus favoritos) na barra de tarefas do Windows (7 e Vista). Este novo recurso permite se fixar um site determinado separado do IE9, a parte interessante deste recurso é também que, dependendo do site, as atualizações de status de conexão(e-mails novos, mensagens de avisos em geral) são atualizadas: exemplo: Facebook (vamos mostrar abaixo essa função)
É muito simples fixar um site, primeiro navegue até o site desejado e clique no ícone à esquerda do endereço na guia do site ou no ícone do site na página Nova Guia e arraste-o para a barra de tarefas. Só isso. Uma vez que o site esteja fixo, ele aparecerá como a própria miniatura, separado do Internet Explorer.
ie9-4
Ficando assim na barra de tarefas do Windows:
ie9-5
Se o site já estiver otimizado para o Internet Explorer 9, ao fixar-se, cria-se menus e sub-menus (conforme desenvolvedor), com atalhos para páginas ou recursos destes sites. Abaixo os menus dos sites Facebook, R7 e Superdownloads
ie9-6_1
ie9-7_1
ie9-8_1
Cada site fixado na barra de tarefas do Windows é independe de outros e possui suas próprias configurações que podem ser editadas pelo usuário a seu gosto. Inclusive você pode determinar se uma ou mais paginas de cada sites (e quais) irão ser abertas, otimizando ainda mais a navegação.
ie9-10
Na presente data que este artigo esta sendo escrito (março de 2011) os seguintes sites Brasileiros já estavam otimizados para o IE9 (HTML 5): Globo, R7, Buscapé, Gizmodo, Superdownloads, Imperdível e a versão em português do Facebook.
Você também pode entrar no site: Beauty of the Web e Internet Explorer Test Drive e ver exemplos de sites e aplicações rodando com o IE9 e usando todo o seu poder.

Gerenciar Complementos

Em vez de aguardar as notificações enviarem alertas sobre os complementos e como eles podem afetar o desempenho do seu navegador, há um modo fácil de exibir e gerenciar todos os seus complementos: clique no menu Ferramentas e em Gerenciar Complementos.
ie9-11
Em Tipos de Complementos, você verá as diferentes categorias de complementos. Selecione um complemento para ver informações como nome, editor, versão e tipo na seção de detalhes da janela. Dependendo do tipo de complemento, você poderá desabilitá-lo, habilitá-lo ou removê-lo completamente. Antes de desabilitar ou remover um complemento, lembre-se de que algumas páginas da Web, ou o próprio Internet Explorer, talvez não sejam exibidas corretamente se determinados complementos estiverem desabilitados.
Para ver outras opções disponíveis, como quais colunas mostrar ou como classificar cada tipo de complemento, clique com o botão direito do mouse em um complemento. Você também poderá localizar mais complementos ou saber mais sobre cada tipo usando os links no canto inferior esquerdo da janela.

Proteção contra Rastreamentos

Vários sites possuem um sem numero de dispositivos para rastrear sua navegação/comportamento para vender (a terceiros) ou usar para alguma determinado fim ou propósito estatística ou de navegação. O IE9 permite que você bloqueei (escolhendo quais sites podem ou não rastrear) através da opção de Proteção contra Rastreamentos, também acessível via menu Ferramentas e em Proteção contra Rastreamentos.
Por default, o a proteção vem desligada, é necessário você clicar em Configurações para essa lista
ie9-12
Apos isso, irá abrir a janela da Lista Personalizada de Proteção contra Rastreamento
ie9-13
Como se vê na figura acima, os conteúdos encontram-se desbloqueados, você pode escolher em bloquear todos automaticamente ou escolher um a um, conforme seu interesse.

Navegação InPrivate

Outro recurso interessante no IE9 é o Navegação InPrivate, que nada mais e nada menos é o uso do navegador que não deixa dados de formulários, histórico de navegação, arquivos de Internet temporários, cookies, nomes de usuários (com senhas) sejam retidos pelo navegador.
Exemplo de uso: Acessar Home Banking em Lan House ou em computador de terceiros; Acessar sites que você forneça dados para uma compra (idem em Lan House ou computador de terceiros).
Para ativar a função basta apenas digitar as teclas CTRL + SHIFT + P ou Menu Ferramentas, Segurança, Navegação InPrivate.
ie9-15

Gerenciador de Downloads

O novo gerenciador de downloads do IE9 permite que o usuário acompanhe o andamento de seu(s) download(s), possa pausar, cancelar e executar o arquivo (caso executável) de forma simples e eficiente. O Gerenciador de Downloads está integrado a pasta downloads do Windows 7, que facilita classificar, imprimir e enviar os downloads para outro local. O dispositivo também funciona para identificar downloads de risco. (softwares mal-intencionados)
ie9-14

Onde baixar o IE9 ?

No site oficial do Internet Explorer 9
aboutIE9
Então sobrou agora você aproveitar ao máximo do potencial do IE9, boa navegação !

Nenhum comentário:

Postar um comentário

teste comentario