Estou aqui para escrever sobre a minha mais nova, Ferramenta musical.
A música é, sem dúvida, uma das mais interessantes e criativas manifestações do espírito humano. Apesar das diferenças entre uma filarmônica e um show de rock, ambos tem a mesma base: a escala musical. Além da beleza das músicas que pode produzir, a seqüência dó, ré, mí, fá, sol, lá, sí, dó guarda dentro de si as relações matemáticas, associadas ao som correspondente a cada nota musical. O som é produzido por objetos em vibração como, por exemplo as hastes de um diapasão, o diafragma de um alto-falante ou ainda uma corda esticada e depois dedilhada. Ela vibra e produz um som. Mas nem sempre o que nós ouvimos pode ser considerado um som, ele pode ser assim dividido:
- Som é o resultado de uma freqüência constante, ou seja, uma vibração regular.
- Ruído é o resultado de uma freqüência não constante, ou seja, irregular.
Vamos considerar, como ponto de partida, a nota produzida por uma corda que vibre 256 vezes por segundo e chamá-la de dó. A experiência mostra que se cortarmos a corda ao meio ela passará a vibrar duas vezes mais depressa e a nota produzida também será um dó, porém com a freqüência de 512 vibrações por segundo, ou seja uma oitava mais alta. O intervalo entre dois dós consecutivos contém as outras notas musicais. A esse conjunto de notas de dó a dó chama-se escala musical. Assim, é fácil perceber que temos várias escalas musicais que se diferenciam por tons mais graves e agudos.
Sabe-se que o ouvido humano é sensível a sons emitidos com a freqüência entre 16 e 20.000 vibrações por segundo. A tabela abaixo mostra o número de freqüências de notas musicais audíveis nesse intervalo. É interessante notar que:
- Cada linha da tabela corresponde a uma escala musical. Observe que uma nota qualquer de uma escala repete-se oito notas adiante, por esse motivo uma nota de uma determinada escala é chamada oitava da mesma nota na escala anterior.
- Cada coluna da tabela contém um número de oitavas. Note que as freqüências das oitavas de uma determinada nota musical formam uma progressão geométrica de razão 2.
Dó | Ré | Mí | Fá | Sol | Lá | Sí |
16 | 18 | 20 | 21,3 | 24 | 26,7 | 30 |
32 | 36 | 40 | 42,6 | 48 | 53,4 | 60 |
64 | 72 | 80 | 85,2 | 96 | 106,8 | 120 |
128 | 144 | 160 | 170,5 | 192 | 213,5 | 240 |
256 | 288 | 320 | 341 | 384 | 427 | 480 |
512 | 576 | 640 | 682 | 768 | 854 | 960 |
1.024 | 1.152 | 1.280 | 1.364 | 1.536 | 1.708 | 1.920 |
2.048 | 2.304 | 2.560 | 2.728 | 3.072 | 3.416 | 3.840 |
4.096 | 4.608 | 5.120 | 5.456 | 6.144 | 6.832 | 7.680 |
8.192 | 9.216 | 10.240 | 10.912 | 12.288 | 13.664 | 15.360 |
16.384 | 18.432 |
- Altura é a qualidade que nos permite classificar os sons em agudos(altos) e baixo(graves).
- Graves com a freqüência menor, mais "grossa", como a voz masculina.
- Agudos com a freqüência maior, mais "fina", como a voz feminina.
- Intensidade é a qualidade que nos permite um som forte de outro mais fraco, ou que podemos chamar de "volume".
- Forte de amplitude maior, como o ronco da motocicleta.
- Fraco de amplitude menor, como zumbido de um inseto.
- Timbre é a qualidade que nos permite distinguir os sons de mesma altura e de mesma intensidade, mas emitidos por fontes distintas.
Rítimo = São movimentos em tempos fracos e fortes com intervalos regulares. O rítimo faz a música andar.
Melodia = Sucessão rítmica, ascendente ou descendente de sons simples, a intervalos diferentes e que encerram certo sentido musical. A melodia faz a música ter vida.
Harmonia = São notas diferentes executadas juntas em conformidade ou em harmonia entre si formando uma cossonância lógica. Sua função é dar vida a música.
Em síntese, a música é feita pela execução de acordes diferentes, mas que tenham coerência entre elas.
Os Acordes
Antes de tudo, quero deixar uma coisa bem definida: Nota é diferente de Acorde pois:
Nota = É a menor divisão de um acorde, ou seja qualquer barulho é uma nota.
As notas, por sua vez, estão contidas dentro de uma série de oito notas musicais mais conhecida como "escala cromática" com intervalos de tom e semitons entre uma nota e outra, começando e terminando com a mesma nota, Ex.: Dó, Ré, Mí, Fá, Sol, Lá, Sí,Dó.
Acorde = É a união de várias notas, em harmonia, formando assim um único som.
Os acordes podem ser classificados em:
- Maiores = São as notas puras, sem nenhuma distorção ou mistura com outras notas, ex.: C, D, E, F, G...
- Menores = É a união de três tons e um semitom.
- Sustenido = Faz com que a nota seja enviada seja elevada meio tom. C#m, G#, F#m, etc...
- Bemol = Faz com que a nota seja abaixada meio tom, ex.: Bb, Ab, etc...
- Dissonantes = É uma nota que causa uma dissonância e produz uma distorção e não condiz com o real absoluto, deixando o iniciante confuso e ao iniciante fascinado! ex.: A4, B5+, etc...
- Consonantes = São notas que se misturam à outras, ex.: C/G, G/F, etc....
- Tom = É a distância entre dois tons, ex.: C-D,F-G, etc...
- Semitom = É a menor distância entre dois tons, ex.:C-C#, D-D#, etc...
Dó | Ré | Mí | Fá | Sol | Lá | Sí |
C | D | E | F | G | A | B |
Os acordes são formadas pela parte melódica e pelo baixo.
- Melodia parte do acorde formada pela união de graus como veremos a seguir.
- Baixo parte do acorde cuja função é de dar "peso" na música.
Notas | C | D | E | F | G | A | B |
Graus | 1ª | 2ª | 3ª | 4ª | 5ª | 6ª | 7ª |
Sendo assim, montaremos o acorde de Dó como exemplo. Todo acorde é formado pelos 1a, 3a e 5a graus, ou seja, Dó é formado por C, E e G, e todas os outros acordes são formados da mesma maneira.
Portanto guarde estes números: 3 e 7. Estes números são da 3ª e da 7ª de todo e qualquer acorde. Terça maior para acordes maiores; terça menor para acordes menores, sétima maior para acordes maiores e sétima menor para acordes menores. Veja a seguinte progressão harmônica:
C7M | F7M | Em7 | Am7 | Dm7 | G7 | C7M |
C-E-G-B | F-A-C-E | E-G-B-D | A-C-E-G | D-F-A-C | G-B-D-F | C-E-G-B |
Dissonantes
Dissonantes são acordes com alteração de graus na sua formação, são elas que dão o brilho na música. Os acordes são formados através dos 1o, 3o e 5o graus da escala, e agora veremos que todos os graus presentes entre eles são considerados dissonantes.
Vamos a escala de C(dó).
Notas | C | D | E | F | G | A | B |
Graus | 1ª | 2ª | 3ª | 4ª | 5ª | 6ª | 7ª |
1ª, 3ª e 5ª formam o C, mas se baixarmos a 5ª em meio tom será um C5-
Consonantes
Consonante é o acorde com alterações no seu baixo, ou seja, as dissonantes tem alterações nos graus de sua formação; já as consonantes no seu baixo. Basta apenas trocar o baixo original pela nota que se deseja. Assim: C= 1ª , 3ª e 5ª graus mais o baixo em C, se você deseja fazer um C/B é só fazer a melodia de C= 1ª , 3ª e 5ª graus e ao invés de fazer o baixo na nota C, fazer no B.
Relativos
Se observarmos atentamente notaremos que as mesmas notas que formam a escala de dó maior são as mesmas que formam a escala de lá menor, bem como as notas da escala de sol maior são as mesmas da escala de mi menor. Portanto, são tons relativos:
Dó maior e Lá menor |
Dó# maior e Lá# menor |
Réb maior e Sib menor |
Ré maior e Si menor |
Mib maior e Dó menor |
Mi maior e Dó# menor |
Fá maior e Ré menor |
Fá# maior e Ré# menor |
Solb maior e Mib menor |
Sol maior e Mi menor |
Láb maior e Fá menor |
Lá maior e Fá# menor |
Sib maior e Sol menor |
Si maior e Sol# menor |
Fonte: Originalmente, este artigo estava publicado em http://acustico.adoracao.com.br/teoria/index.htm, porém infelizmente, este endereço não é mais válido
Quando falamos de música não podemos esquecer do grande tecladista Manequinho.
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